Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

A??o Social

Realizada 3? Confer?ncia Municipal do Idoso

Quarta-feira, 01 de julho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 870 vezes

Políticas Públicas


Ouvir matéria

“O protagonismo e o empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades” foi o tema da 3ª Conferência Municipal do Idoso de Ortigueira, realizada pela Secretaria Municipal de Ação Social. O evento concedeu aos idosos do município oportunidade de debate sobre seus direitos e elaboração de propostas voltadas à orientação e efetivação de Políticas Públicas para pessoas da terceira idade.

Na abertura da Conferência, a Secretária Municipal de Ação Social, Susimara Carneiro, destacou a importância do momento enquanto local de discussão e proposição de idéias para tornar a cidade um espaço adequado à todas as pessoas.

Representando a Prefeita Lourdes Banach, a Secretária Municipal de Educação, Elizete Carnelós, destacou a importância dos direitos conquistados pelos idosos e reforçou a necessidade de se lutar por mais, começando por aproveitar a oportunidade dada com a realização da Conferência.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Alexsandro João Botelho, também reforçou a importância da Conferência enquanto instrumento para valorização do idoso. “Esse momento de diálogo nos permite utilizar a sabedoria e experiência do idoso como base para construção das políticas a eles voltadas”.

Antes das palestras, o Grupo de Canto da Terceira Idade realizou apresentação musical.

Palestras

 A primeira palestra ficou por conta do Promotor de Justiça, Francisco Fernandes, que abordou o ordenamento jurídico da questão do idoso no Brasil e reforçou a importância da união e representatividade, por meio do CMDI, para a busca, efetivação e legitimação dos direitos dos idosos.

Alexsandro João Botelho e a Advogada da Ação Social, Cristiane Carnelós, complementaram as explicações sobre os sete eixos de discussão propostos para conferência:

1 - Gestão de Programas, Projetos, Ações e Serviços

2 – Financiamento – Fundos da Pessoa Idosa

3 – Financiamento – Orçamento Público

4 – Participação – Política e Controle Social

5 – Sistema de Garantia dos Direitos Humanos

6 – Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa

7 – A prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais

Fonte: Wanderley Rasera

legenda Crédito: creditos
Legenda: legenda

 Galeria de Fotos

 Veja Também