Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Ind?stria e Com?rcio

Em Ortigueira: Klabin, Governo do Estado e prefeitos da regi?o discutem Projeto Puma

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 6311 vezes

NOVO EMPREENDIMENTO


Ouvir matéria

A finalidade do encontro foi alinhar com o Poder Público informações gerais a respeito do Projeto Puma

Representantes da Klabin encontraram-se na tarde desta terça-feira (26) em Ortigueira com o Governo do Estado e prefeitos da região dos Campos Gerais, para uma reunião de alinhamento de informações referentes à implantação da nova fábrica da empresa no município. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.

Entre os assuntos discutidos, estava a ênfase para a mobilização da empresa na contratação do maior número possível de trabalhadores da região - tanto na construção do empreendimento como na operação da nova fábrica.

A expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do Projeto Puma, previsto para ocorrer por volta do 20º mês a partir do início da construção civil.

As principais oportunidades de emprego serão nas áreas de construção civil, elétrica, mecânica e segurança do trabalho, nas funções de pedreiro, carpinteiro, ajudante geral, armador de ferragens, montador de andaime, pintor predial, azulejista, encanador, caldeireiro, mecânico, soldador e eletricista. Quando a nova fábrica entrar em operação serão criados em torno de 1,4 mil empregos diretos e indiretos nas áreas industrial e florestal.

Para aqueles que não possuem qualificação, estão sendo planejados programas de treinamento e capacitação para formação de mão de obra. Estes programas de qualificação profissional serão desenvolvidos e aplicados em parceria com o Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Secretaria de Educação do Estado e instituições de ensino local como SENAI e IFPR.

Segundo o Gerente de Gente e Gestão do Projeto Puma, Sales Bueno, - que participa do encontro desta tarde - os cursos serão oferecidos nos municípios de Ortigueira, Telêmaco Borba, Imbaú e Tibagi já a partir do segundo trimestre de 2013 e que tenham duração de aproximadamente um mês (200 horas). \"Queremos fomentar o desenvolvimento regional e nossos esforços iniciais são para treinar e capacitar 1.600 pessoas da região, integrando a população local ao Projeto Puma\", destaca Sales. Pela empresa esteve presente também o Gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma, Uilson Paiva.

Obras ainda não têm data para começar

Nas próximas semanas serão iniciadas algumas atividades de preparação do terreno e de acesso ao local onde será instalada a futura fábrica. No entanto, a Klabin ainda não tem data definida para o início das obras de construção civil da unidade, pois depende da aprovação do Conselho de Administração da empresa.

MAIS SOBRE O PROJETO: Projeto Puma é como está sendo chamada a nova fábrica que a Klabin pretende construir em Ortigueira. Com investimento previsto de R$ 6,8 bilhões, a unidade terá capacidade para produzir, inicialmente, 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra curta, longa e fluff (utilizada em fraldas descartáveis e outros produtos). Além disso, a fábrica será autossuficiente em geração de energia elétrica, com uma produção de 260 MW. Desse total, 110 MW serão utilizados para consumo próprio. Os 150 MW excedentes - capazes de abastecer uma cidade de meio milhão de habitantes, como Londrina (PR) - serão disponibilizados no sistema elétrico brasileiro.



Fonte: Fernanda Rodrigues

legenda Crédito: creditos
Legenda: legenda

 Veja Também