Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Apicultura

Cria??o de abelhas-rainhas ? estrat?gia para aumentar produtividade em Ortigueira

Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 6848 vezes

CTTA


Ouvir matéria

Primeira experiência, realizada no Centro de Transferência de Tecnologia Apícola, resultou na criação de cinco abelhas-rainhas; processo deve aumentar a produção de mel na região

As abelhas-rainhas são as principais responsáveis pela boa produtividade de mel de uma colmeia. São as únicas que se acasalam com os machos e, na fase adulta, têm quase o dobro do tamanho de uma abelha-operária. Dos ovos das rainhas podem nascer tanto machos (zangões) como fêmeas (operárias e rainhas). Cada colmeia possui apenas uma abelha-rainha, que vive em média, três anos.

A apicultura moderna preconiza a substituição da abelha-rainha uma vez por ano, quando começa a diminuir o seu potencial reprodutivo. Isso porque quanto maior for o número de operárias reproduzidas, maior será a população do enxame e, consequentemente, a produção de mel. Dessa forma, a criação de abelhas-rainhas é um instrumento necessário para a prática de uma apicultura intensiva e de resultados, garantem os especialistas no assunto.

Em Ortigueira, a técnica já está sendo implantada no Centro de Transferência de Tecnologia Apícola (CTTA), que iniciou as atividades em outubro. A intenção, segundo o consultor do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, é produzir abelhas-rainhas para abastecer os produtores da região que integram a Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel).

\"A possibilidade de substituir as rainhas não ao acaso, mas por iniciativa do apicultor, leva a obtenção de colmeias fortes e produtivas. Nosso objetivo, com a instalação do Centro de Transferência de Tecnologia Apícola, é oferecer para os apicultores ferramentas capazes de melhorar a produção, aumentando sua lucratividade e a qualidade de vida\", diz Fabrício Bianchi.

Wilson José Batista Ortiz, técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que atua no Centro de Transferência Tecnologia Apícola, explica que o procedimento é inédito na região de Ortigueira. \"A criação de abelhas-rainhas possibilita ainda o melhoramento genético. Nossa ideia é melhorar a produção substituindo abelhas velhas por novas e de boas linhagens.\"

A criação de abelhas-rainhas no Centro de Tecnologia Apícola é feita com a utilização do Kit Jenter, usado na apicultura na Europa e nos Estados Unidos.  O Kit Jenter disponibiliza um sistema de copos de plástico ou \"células\" em que uma abelha-rainha pode colocar seus ovos. Como a abelha-rainha mata os filhotes rivais, ou seja, futuras abelhas-rainhas, os ovos são cobertos com uma pequena gaiola de plástico.  Durante a primeira experiência realizada nos meses de novembro e dezembro, nasceram cinco abelhas-rainhas, de dez ovos.

O utensílio permite a produção de grandes quantidades de abelhas-rainhas em períodos curtos.  Dentro de 30 dias, é possível criar cerca de 50 rainhas. \"Será um benefício muito grande para os apicultores. Todos terão a possibilidade de renovar as rainhas e melhorar a produtividade. Tudo isso graças ao Centro de Tecnologia Apícola, que era um sonho e que agora está sendo concretizado\", comemora Ana Mozuski, presidente da Apomel.

Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também