Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Secretaria de Sa?de de Ortigueira est? entre as 100 melhores do pa?s

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 3155 vezes

RECONHECIMENTO NACIONAL


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde de Ortigueira foi considerada uma das 100 melhores Secretarias de Saúde Pública do Brasil, por estar entre aquelas com melhor desempenho no país. Como forma de homenagem, a secretaria receberá o prêmio \"Troféu Saúde Brasil\", que será entregue entre os dias 19 e 21 de novembro em Florianópolis (SC), durante o Encontro Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.  

A premiação é concedida pela MS Brasil Congressos e Feiras, que avaliou os municípios pela excelência em saúde. A empresa pesquisa os indicadores do setor da saúde e considera como fonte as instituições oficiais como Ministério da Saúde, Tribunal de Contas do Estado e o Índice de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A saúde pública em Ortigueira tem obtido resultados significativos. No próprio Índice Firjan, o município atingiu a nota de 0,8354, considerada como alto desenvolvimento (uma escala de 0 a 1). Também nos últimos levantamos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a saúde municipal apresentou um crescimento de 59% entre os anos de 2002 e 2009. O crescimento foi gradativo e o índice passou de 0,4327 para 0,6892 (também em uma escala de 0 a 1).

ESTRUTURA E PRIORIDADES

Hoje Ortigueira conta com 191 servidores na área da saúde, sendo em sua maioria concursados. Também foram contratados novos médicos e o município possui atendimento em cinco especialidades: ortopedia, cardiologia, medicina do trabalho, cirurgia geral e pediatria.

Segundo o Secretário de Saúde, Cláudio de Souza, a gestão priorizou a atenção básica à saúde da população, além da estrutura no interior. \"Tudo isso só foi possível graças a uma equipe competente e uma administração responsável. Temos hoje a maioria dos nossos servidores concursados, o que vai garantir a continuidade dos trabalhos nos próximos anos\", considera.

O Secretário lembra que há alguns anos, o município contava apenas com 1 ônibus urbano, 2 ambulâncias, 1 automóvel e 2 médicos contratados. Hoje, são 2 ônibus rodoviários, 1 van com ar condicionado, 8 ambulâncias e 4 automóveis oficiais, além de 8 médicos concursados e 3 contratados por empresa.


Projetos concluídos:

- Construção de Ponto de Atendimento Médico - Quinhão Cinco Alto

- Reforma de casas transformadas em UBS na RR, Vila Formosa e Basílios

- Construção de nova UBS na Vila Godoy, com 16 salas

- Construção da Clínica da Mulher

- Disponibilização de agentes comunitários, técnicos em enfermagem, enfermeiros e um veículo em todas as UBS.

- Contratação de duas Combis para atender RR e Assentamento Estrela

- Implantação da Escola da Saúde para atualizar toda a equipe.

Projetos em andamento

- Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF

- Centro de Apoio Psico Social - CAPS

- Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU

- Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

- Rede Mãe Paranaense

- Reforma e Ampliação das UBS de Briolândia, Natingui, Lageado Bonito, Caetê e Vista Alegre (parte do dinheiro já está na conta do município)

- Aquisição de Ambulâncias para as novas UBS

- Construção de UBS na RR, em parceria com o Estado




Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também