Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Fl?or nas escolas: Projeto cuida da sa?de bucal das crian?as na rede municipal

Quarta-feira, 20 de junho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 4883 vezes

PREVENÇÃO DE CÁRIES


Ouvir matéria

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Atenção Primária Saúde da Família, do Centro, vem realizando um projeto pelo uso frequente do flúor nas escolas do município. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação, professores e diretores, e já atingiu todas as 20 escolas municipais, inclusive nas localidades do interior.

A meta é que sejam atingidos 10 mil bochechos mensais com as crianças (somando-se todas as escolas). O \"dia do flúor\" acontece uma vez por semana em cada escola e o bochecho só pode ser feito com crianças a partir dos cinco anos de idade. Como explica a dentista coordenadora do projeto, Barbara Serpa, o bochecho com flúor é um dos tratamentos mais importantes na prevenção da cárie.

\"Nas escolas do interior do município, aplicamos uma dose de flúor com concentração maior, porque muitas vezes a água usada nessas localidades vem de poços artesianos, sem tratamento com flúor, o que não auxilia no fortalecimento dos dentes e na prevenção das cáries. Por isso usamos essa concentração, um pouco mais elevada\", explica.

Segundo Barbara, na área urbana e nos locais onde existe tratamento da água, o uso do flúor também é fundamental. \"Mesmo onde existe água tratada, apenas o uso da pasta de dente não é suficiente. A concentração é um pouco menor, mas precisa ser aplicado da mesma forma\".

Por meio do projeto, também estão sendo realizadas palestras, orientações sobre a saúde bucal, escovação supervisionada e outras ações. \"Estamos trabalhando pela mudança de hábito das crianças, por uma escovação melhor. Algumas escolas até compraram escovas para os alunos, outras os incentivam a levar a escova todos os dias. É exatamente o que queremos, uma conscientização de todos\".

Para a coordenadora, os resultados podem ser vistos no dia a dia. \"Já estamos percebendo muitas mudanças e as crianças adoram o dia do flúor, não gostam nem de faltar. E é isso que queremos, dar esse ânimo e incentivá-las a cuidar cada vez mais da saúde bucal\", conclui Barbara.



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também