Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

A??o Social

Kung Fu: A arte que vem transformando vidas em Ortigueira

Quarta-feira, 13 de junho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 2695 vezes

APOIO DA AÇÃO SOCIAL


Ouvir matéria

A Academia de Kung Fu Kaikan vem mudando a realidade de crianças e jovens de Ortigueira. Hoje, são aproximadamente 180 alunos e, entre eles, 87 realizam o curso por meio da Secretaria de Ação Social, fazendo as aulas sem custo algum.

As aulas acontecem toda semana e os alunos entram em contato com a arte e os princípios do Kung Fu, que vão muito além de combate ou defesa pessoal. A partir das aulas, são desenvolvidos limites, auto conhecimento, disciplina, persistência, respeito, entre outros valores. Além disso, o equilíbrio pessoal começa cedo, crianças e jovens aprendem sobre desafios e derrotas, encarando obstáculos sem desistir.

A academia também incentiva os alunos a participar de competições no estado. Um exemplo disso é Paulo Henrique Ileu, de 15 anos, que participou dos últimos campeonatos regionais, de Curitiba, Jandaia do Sul e Maringá, que renderam a ele dois primeiros lugares e um vice-campeonato. \"Faço aulas de Kung Fu, Jiu Jitsu e MMA. Antes, eu era muito nervoso, hoje passei a ter mais respeito com todos. É um esporte que te incentiva não a ser o melhor, e sim ser igual, além de desenvolver o corpo. Melhorei 200%.\"

A jovem Ellys Costa da Luz, de 13 anos, diz que o Kung Fu foi a melhor opção para mudar a sua vida. \"O Kung Fu hoje pra mim é tudo, é minha vida. Eu tinha um primo e dois amigos que treinavam, aí acabei entrando. Melhorei o corpo, a saúde e antes eu era nervosa, hoje sou mais calma\", conta.

O mestre Claudecir Alves de Almeida diz que a disciplina é a base das aulas. \"Às vezes, se vejo que o aluno não está indo bem na escola, procuro sempre conversar, pra ele respeitar o professor, tirar notas melhores. A disciplina deve ir pra todos os lados da vida dele, não apenas na academia\", conta.

Para Claudecir, o resultado do trabalho é recompensador. \"Não preciso nem falar nada, os agradecimentos deles e as lições de vida que eles dão, já são uma resposta do nosso trabalho\".


Confira mais depoimentos de alunos do Kung Fu:

\"É muito legal. O Kung Fu precisa de tempo e habilidade e temos que melhorar sempre a disciplina\". Elieverton Pereira Couto, 11 anos

\"Eu aprendi a não brigar mais na rua. Antes eu brigava muito e vi que isso não é bom. Aprendi que o Kung Fu é um esporte e não uso isso pra brigar. O professor Claudecir me aconselhou bem, principalmente pra melhorar na escola. Minhas notas passaram de 20 pra 70 mais ou menos. Comecei a prestar mais atenção nas aulas\".Jonatan Henrique dos Santos, 11 anos.

\"Eu brigava na escola, mas depois do Kung Fu, parei. Melhorei minhas notas, comecei a fazer as atividades, prestar mais atenção na escola. Melhorei em tudo\". Julivan dos Santos, 10 anos.


Fonte: Fernanda

 Galeria de Fotos

 Veja Também