Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Eventos

C?ES E GATOS: Ortigueira lan?a campanha de conscientiza??o sobre abandono de animais

Quinta-feira, 24 de maio de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 3315 vezes

\"MALTRATAR E ABANDONAR ANIMAIS É CRIME\"


Ouvir matéria

A prefeitura de Ortigueira está realizando uma campanha pela conscientização da população sobre a guarda responsável de animais, como cães e gatos. A campanha começou nas escolas da cidade, principalmente com as crianças que, segundo a organização, são público alvo por serem multiplicadores da ideia.

A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais e da polícia militar. O objetivo é reduzir o número de animais abandonados e evitar possíveis problemas de saúde pública. Segundo a veterinária da prefeitura, Alice Padilha, a quantidade de animais nas ruas do município precisa ser controlada.

\"O mau trato, assim como o abandono de animais, é crime, que prevê pena e multa. A importância de se fazer essa campanha é justamente pelos animais que vemos por aí sem cuidado. Matá-los não seria uma solução, nem jogá-los em qualquer lugar, sem estrutura. Precisamos conscientizar a população, não só por uma questão do bem estar do animal, mas para evitar problemas de saúde pública, como a transmissão de doenças por meio de parasitas\", explica.

A campanha também prevê o controle de nascimentos por meio da castração, que evita que mais filhotes acabem nas ruas ou sejam abandonados. A prefeitura criou um Centro de Controle Populacional e irá realizar a esterilização cirúrgica dos animais.

Ao contrário do que muitos pensam, a castração ou esterilização é um ato de guarda responsável, sendo a principal solução para o problema da superpopulação de cães e gatos abandonados. Para se ter uma ideia, a cada criança que nasce no Brasil, nascem 15 cães e 45 gatos.

Além disso, a cirurgia é simples, feita com anestesia geral, e dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente, até a retirada dos pontos. \"O método é seguro e queremos tirar esse mito de que é ruim\", considera a veterinária.


\"CASTRAR É UM ATO DE AMOR\"

Conheça os Mitos e Verdades sobre a castração:

 

VERDADES

Animal castrado perambula menos

Animal castrado não faz xixi por todos os cantos

A castração reduz riscos de problemas de saúde

Fêmeas castradas não entram no cio

A castração evita o aparecimento de novas ninhadas

 

MITOS

Castração é um ato brutal

O animal vai engordar após castrado

Castração custa muito caro

Macho castrado perde a masculinidade

Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes de serem castradas




Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também