Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Projeto de implanta??o de unidade de sa?de 24 horas em Ortigueira ? deliberado no Estado

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 5267 vezes

UPA - Ortigueira


Ouvir matéria

Na última sexta-feira (10), autoridades da área de saúde se reuniram em Curitiba para discutir o projeto de implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no município de Ortigueira. O encontro foi da Comissão Intergestores Bipartite, que se caracteriza pela negociação e deliberação de aspectos operacionais do SUS no Estado. O projeto já deliberado segue agora para âmbito Federal.

No evento estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde de Ortigueira, Cláudio de Souza, o Secretário Municipal de Saúde de Reserva e também presidente do CRESEMS, João Carlos Strassacapa, o diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, o Superintendente da Rede Urgência e Emergência do Paraná, Vinicius Felipak e o Secretário de Estado de Saúde, Micheli Caputo Neto.

De acordo com o Secretário Cláudio de Souza, \"Ortigueira vivencia uma mudança na saúde. Vamos montar um complexo de saúde e seremos referência para outros municípios, principalmente Imbaú e Reserva\", explica.

Segundo ele, a implantação da UPA viabilizará o SAMU e Ortigueira também será contemplada por uma ambulância USB - Unidade de Suporte Básico e por uma USA - Unidade de Suporte Avançado, ou seja, uma UTI móvel.

\"Ortigueira está fase de expansão e é sempre um prazer participar de um projeto importante para esta cidade, me sinto em casa\", disse o Diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, que já foi Secretário de Saúde do município.

Para o Superintende da Rede de Urgência e Emergência, Vinicius Felipac, a unidade irá beneficiar não apenas os munícipes. \"Ortigueira está localizada em ponto estratégico da BR 376, entre Ponta grossa e Apucarana. A UPA, além de oferecer um serviço de alta qualidade aos moradores da região, também dará atendimento aos usuários da rodovia\".

O Secretário de Estado de Saúde, Micheli Caputo, disse que o governo do Estado \"irá trabalhar e viabilizar o que for necessário para que a UPA esteja em pleno funcionamento em tempo recorde em Ortigueira\".

Desapropriação do Hospital São Francisco

Para a implantação do novo complexo de saúde, a prefeitura segue com a desapropriação do prédio do antigo Hospital São Francisco e o governo municipal deve gastar recursos próprios para melhorias.

Segundo o prefeito, Geraldo Magela, \"o governo municipal não medirá esforços para a implantação deste complexo de saúde. Iremos desapropriar o prédio do hospital e vamos gastar cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios. Assim devolveremos ao povo de Ortigueira aquele prédio, com tudo que há de moderno e eficiente para atender os munícipes\".



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também