Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Diversos

Mutir?o realiza A??o Social no Bairro dos Evas

Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1875 vezes

MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE


Ouvir matéria

O Bairro dos Evas recebeu nesta ultima quinta-feira um verdadeiro mutirão que envolveu o trabalho de diversas secretarias com um só intuito, melhorar as condições de vida daquela pequena comunidade. O local conta com aproximadamente 50 pessoas distribuídas em 10 famílias.

No trabalho que levou o dia todo, servidores da limpeza pública realizaram uma verdadeira limpeza no local, com a capina e a retirada de um caminhão de lixo. Já os Agentes Comunitários de Saúde realizaram um trabalho de conscientização quanto ao Bicho Barbeiro e contra o Aedes Aegypti, coletaram amostras de água com larvas de mosquito e da água consumida pela comunidade.

Os servidores da Ação Social realizaram levantamentos sociais das famílias e além de realizar o cadastro para o programa Bolsa Família. Já a equipe da secretaria de Saúde fez um levantamento básico das condições de saúde das pessoas daquela comunidade, realizaram aferimento de pressão, exame de diabetes e auxiliaram na questão de medicação.

Os servidores da secretaria de Agricultura estudaram a possibilidade de se constituir na localidade uma horta comunitária que atenderia todas as famílias, além de melhorar a produção das culturas básicas como o milho e o feijão. Houve também o esforço dos servidores da secretaria de Obras que recentemente melhoraram as condições de acesso ao bairro.

O mutirão foi idealizado pela secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Vera Lucia Fraga do Nascimento, \"descobriu\" a existência da comunidade enquanto ainda era secretária de Ação Social. \"Apesar do Bairro dos Evas ser uma comunidade muito carente, as pessoas são muito unidas e participativas, tanto é que todos que estavam presentes na ação, colaboraram de uma forma ou de outra\" disse a secretária.

Não se sabe ao certo quantos anos a comunidade existe, segundo a matriarca Dona Maria OIiveira, \"faz mais de 50 anos que eu e meu falecido marido viemos morar e trabalhar neste sítio, aqui, isolados de tudo, constituímos nossa família e fizemos questão que todos ficassem por aqui\" revelou a senhora que tem laço sanguineo com praticamente todos os habitantes da comunidade. \"Tive nove filhos e já perdi a conta de quantos netos\" revelou.

Como é o caso da senhora Florinda, filha da Dona Maria, criou seus oito filhos na comunidade, alguns deles foram embora, mas outros vivem com ela \"meu filho mais velho mora em Apucarana, já tentou me levar para lá, mas eu não quis ir, tenho pouco estudo e não me acostumaria na cidade grande. As dificuldades aqui são grandes, mas nós trabalhamos e conseguimos viver\" contou Florinda.

Segundo a médica Veterinária da secretaria de Agricultura, Alice Padilha \"além das ações efetivas, o trabalho de hoje serviu como um diagnóstico para que esta equipe possa novamente se reunir e fazer um diagnóstico das ações futuras, dentro de cada área, que devem ser realizada aqui para que possamos melhorar, no que for possível, a qualidade de vida dessas pessoas\" disse.

Fonte: Marcos Sanches Assessoria de Comunicação

Servidores iniciam trabalho com a matriarca da família Crédito: Marcos Sanches Alves
Legenda: Servidores iniciam trabalho com a matriarca da família

 Galeria de Fotos

 Veja Também