Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Meio Ambiente

Semin?rio identifica oportunidades na bacia do Rio Paranapanema

Quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1575 vezes

RIO PARANAPANEMA


Ouvir matéria

Aproximadamente 150 representantes de entidades do Paraná e de São Paulo reuniram-se, no último dia 9, para apresentar os resultados das discussões, oficinas e mesas-redondas do evento, realizado nos dias 7, 8 e 9, segunda-feira (7), em Cornélio Procópio.

O Rio Paranapanema, no Norte do Estado, tem um grande potencial econômico e energético, segundo avaliação dos participantes do Seminário de Integração do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranapanema (CBH-Paranapanema). Representantes do poder público, da sociedade e de usuários de recursos hídricos reuniram-se para discutir as oportunidades e ameaças das regiões que integrarão o CBH-Paranapanema.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ortigueira e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, Alcides Cândido Maia, participou do encontro. Segundo ele, a preocupação agora é desenvolver ações conjuntas e alinhar as reivindicações de todas as bacias de São Paulo e do Paraná. \"Hoje os comitês são independentes. No Seminário vimos as potencialidades e falhas dos comitês de cada estado e agora  queremos desenvolver novos estudos e diagnósticos para a valorização e conservação do Paranapanema\", explica.

Entre as sugestões dos grupos estão o incentivo ao turismo sustentável, à agricultura orgânica, à educação ambiental e maior integração do comitê com a população.

A qualidade e a quantidade da água e ações socioambientais dos governos estaduais foram consideradas pontos positivos, assim como o interesse de instituições de pesquisa em atuar junto ao comitê. Em contrapartida, foram identificados ameaças de poluição e assoreamento, risco de acidentes ambientais, baixo envolvimento da sociedade e a falta de divulgação das atividades do Comitê.

Ao todo, seis comitês integram o novo grupo. São eles:

Paranaenses:

Comitê da Bacia Hidrográfica do Piraponema

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi

Comitê da Bacia Hidrográfica do Norte Pioneiro


Paulistas:

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema

Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema

Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema




Fonte: Fernanda Rodrigues

 Veja Também