Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Paran? ter? R$ 46 milh?es para Urg?ncia e Emerg?ncia e M?e Paranaense

Terça-feira, 25 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1424 vezes

Conferência Estadual


Ouvir matéria


O governador Beto Richa reafirmou o compromisso do governo do Estado com a melhoria da saúde da população na abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, na noite do último dia 17, em Curitiba. Acompanhado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Richa defendeu o fortalecimento do Sistema Único da Saúde (SUS) com investimentos em programas estratégicos e na capacitação dos profissionais da área.

\"No primeiro orçamento desta gestão, o Paraná irá cumprir a emenda constitucional 29 e aplicar 12% dos recursos do Estado na área da Saúde\", afirmou o governador, e completou: \"Apesar do péssimo orçamento que herdamos, neste ano remanejamos recursos, quitamos dívidas e pudemos investir em programas que já estão melhorando o acesso à saúde pela população, como o Hospsus e o Apsus\". Os dois programas são estratégicos da secretaria da Saúde. O Hospsus destina recursos para qualificação e ampliação da oferta de leitos SUS nos hospitais públicos e filantrópicos do Estado. O Apsus pretende qualificar a atenção primária à saúde através da capacitação dos profissionais e da construção de 400 unidades de atenção primária nos municípios paranaenses até 2014.

\"São 30 mil profissionais da atenção primária que já estão em processo de capacitação, porque somos parceiros dos municípios para fortalecer a promoção e prevenção da saúde\", disse o secretário Michele Caputo Neto.

O ministro Alexandre Padilha disse que a conferência do Paraná já é a maior do país \"porque é fruto de 394 conferências municipais, o que significa que teremos na conferência nacional propostas que refletem as necessidades dos cidadãos de todas as regiões do Paraná\". O ministro anunciou que o governo federal irá destinar R$ 46 milhões a mais por ano para o Estado investir na rede de Urgência e Emergência e rede Cegonha. \"Temos que enfrentar de frente a grande epidemia que são os acidentes de trânsito em nosso país e melhorar o atendimento materno-infantil. O Paraná está na frente na implantação dessas redes e o governo federal vai reforçar o trabalho que já está sendo desenvolvido aqui\", disse Padilha.

A presidente do Conselho Estadual e presidente da conferência, Rosita Márcia Wilner, cobrou mais recursos para a saúde, mas defendeu o uso racional dos recursos públicos. \"Temos que fortalecer o SUS para que o sistema atue em favor do cidadão, sem desperdícios, mas com mais recursos para o financiamento da saúde de nosso país\", disse.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Antonio Carlos Nardi, \"é visível que estamos em novos tempos no Paraná e que a saúde é o centro da agenda deste governo\", afirmou.

O representante do segmento de trabalhadores e presidente da comissão organizadora da conferência, José Carlos Leite, relembrou a história de luta dos brasileiros por um sistema amplo de saúde e disse que \"o SUS é o sonho de todos os usuários e deve ser construído por todos\".
Esse também foi o pensamento da representante do setor de usuários, Sirlene Aparecida Cândido, que destacou a participação dos cidadãos nos conselhos municipais, estadual e nacional para a construção do \"SUS igualitário\".

Os deputados Leonaldo Paranhos e Marcelo Rangel, da CPI dos leitos do SUS, entregaram o relatório final dos trabalhos da CPI ao secretário Michele Caputo Neto e ao ministro Alexandre Padilha.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná segue até a quarta-feira (19) e deverá eleger os novos componentes do Conselho Estadual de Saúde para gestão 2012-2014, definir a Política Estadual de Saúde e eleger os delegados do Paraná para a 14ª conferência Nacional, que acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. \"As conquistas na área da saúde com a nova administração Federal e Estadual são para todos nós militantes do Sistema Único de Saúde são muito importantes e com o apoio que já temos a nível do Governo municipal através do Prefeito Geraldo Magela, tudo fica mais fácil\", afirmou o Gestor Municipal de Saúde de Ortigueira, Cláudio de Souza.

Ortigueira foi representado no evento por cinco pessoas, dois representantes dos trabalhadores da Área da Saúde, sendo eles um o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Enfermeiro Paulo Rogério Ferreira representando a categoria e uma Agente Comunitária de Saúde Valdinéia Ferreira Bueno, também estão como representantes dos Usuários o Sr. Valdenil Dias e a Sra Vanderleia e pelo Gestor municipal, Cláudio de Souza.



Fonte: Assessoria de Imprensa Assessoria de Comunicação

 Veja Também