Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

A??o Social

A??o Social leva servi?os ao interior no pr?ximo dia 5

Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1750 vezes

CIDADANIA


Ouvir matéria


A Secretaria Municipal de Ação Social vai levar para a comunidade de Vista Alegre - que fica a cerca de 40 quilômetros de Ortigueira -  o Centro de Referência de Ação Social Itinerante, o CRAS Itinerante. Vários serviços serão disponibilizados para a população no dia 5 de novembro, das 9h às 16h. A expectativa é um público de cerca de 500 pessoas.

É o primeiro CRAS Itinerante realizado em Ortigueira. A atividade acontecerá no Colégio Vista Alegre, na quadra de esportes e haverá um ônibus adaptado para atendimentos, consultas médicas e odontológicas, orientações Jurídicas e orientações sobre o Bolsa Família, aposentadoria e outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Também serão confeccionados documentos como carteira de trabalho e RG. Basta levar uma cópia autenticada da certidão de nascimento. As fotografias serão tiradas na hora e sem custo.  Além disso, os interessados em tirar dúvidas sobre abertura de empresas ou regularização de seus negócios vão contar com um stand do SEBRAE, para orientações.

Para as crianças, a diversão estará garantida com gincanas, ateliê de pintura e contos de história.

Para Bruno Fontanetti, articulador do CRAS Itinerante no município, esta é uma forma de fazer com que as famílias tenham mais acesso a seus direitos. \"Ortigueira é o terceiro maior município em extensão do Paraná e cerca de 60% da população vive na zona rural. Muitas vezes, essas pessoas não têm como vir até a cidade em busca desses serviços. Por isso decidimos levar esse atendimento, queremos levar cidadania para essas pessoas\".

Segundo Fontanetti, o objetivo é que o CRAS Itinerante seja realizado a cada três meses, em diferentes comunidades. \"Já estamos com dois eventos fechados para o ano que vem, só falta definir as localidades\".

O CRAS Itinerante tem o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que já oferece este tipo de atendimento em outros municípios. Também conta com parcerias das secretarias municipais, da câmara dos vereadores e do movimento \"Nós Podemos Ortigueira\", que está envolvido com a ação, trabalhando pelos objetivos de desenvolvimento do milênio.

Segundo a assistente social, Veronica Salete, a expectativa é que a equipe consiga atender o maior número de pessoas possível. \"É uma população simples, que precisa desses serviços. Esperamos o mesmo sucesso da Ação Global, queremos realizar até casamentos nos próximos eventos. Mas o mais importante é nos mobilizar, ir até essas pessoas, oferecer orientação e tudo mais que estiver ao nosso alcance\", conclui.


Ônibus para o evento

A Secretaria Municipal de Educação vai oferecer transporte escolar para Vista Alegre, saindo às 9h das seguintes comunidades, próximas a Vista Alegre:

TIGRE 2 E LAGEADO SECO;

VILA RICA;

FAZENDA CUNHA;

AGUA DA ESTRADA;

VILA FORMOSA;

ACAMPAMENTO MAILA SABRINA;

QUINHÃO 3





Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também