Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Campanha \"Outubro Rosa\" traz conscientiza??o para Ortigueira

Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1736 vezes

CONSCIENTIZAÇÃO


Ouvir matéria

Prevenir e conscientizar sobre o câncer de mama. Esse é o objetivo principal da campanha \"Outubro Rosa\", um movimento mundial que tem desenvolvido várias iniciativas para mostrar a importância do combate ao câncer de mama. No Brasil, o \"Outubro Rosa\" é coordenado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O município de Ortigueira aderiu ao movimento e, junto ao \"Nós Podemos Ortigueira\", vem realizando uma programação especial durante o mês.

Na terça-feira (18), a campanha esteve no Colégio Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves, no Bairro dos França. Uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama foi ministrada pela enfermeira Luanna Moura, com alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, no período noturno.

A enfermeira explicou a importância da prevenção e do auto-exame, não apenas para que as meninas tenham essa atitude em mente, mas também para que os meninos levem a conscientização para casa e repassem para suas mães, irmãs, avós, etc. Luanna lembrou que também há incidência do câncer de mama em homens.

O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo todo. Este ano uma das metas do \"Outubro Rosa\" é justamente direcionar a campanha às pessoas que convivem com as mulheres, para que elas sejam sempre lembradas sobre o diagnóstico precoce da doença. (Confira aqui um dos vídeos da Campanha - Mamografia. Se não fizer por você, faça por mim!)

Luanna mostrou aos estudantes como fazer o auto-exame e explicou como proceder quando algum sinal da doença é encontrado. Também mostrou imagens do estágio avançado da doença, o que chamou a atenção dos alunos.

\"O exame deve ser feito o ano todo: uma vez por mês na semana após a menstruação ou, quando a mulher estiver na menopausa, em um dia de sua preferência. A mulher deve procurar uma unidade de saúde com qualquer sinal da doença, para evitar que um dia chegue a esse quadro\", disse.

A coordenadora do movimento \"Nós Podemos Ortigueira\", Ana Paula Justus, explica que a conscientização da campanha faz parte de um dos objetivos de desenvolvimento do milênio, de combate às doenças. \"Queremos que todos levem essa iniciativa pra casa e que a mantenham não só agora, mas nos anos que se seguirem. Só assim atingiremos o objetivo maior, que é a prevenção constante\", conclui.






Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também