Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Escola de sa?de ? inaugurada em Ortigueira

Segunda-feira, 03 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1900 vezes

DEMOCRATIZAÇÃO


Ouvir matéria


Na última sexta-feira (30/09), Ortigueira lançou oficialmente a Escola de Saúde Pública Municipal. A escola contará com um encontro mensal - toda última sexta-feira do mês -  para que os servidores da saúde realizem a troca de conhecimentos e coloquem em prática a educação continuada.

O evento de lançamento contou com a participação de cerca de 100 servidores. Também estavam presentes o prefeito Geraldo Magela do Nascimento, o secretário municipal de saúde, Cláudio de Souza, o diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ortigueira, Paulo Rogério Ferreira e o Vigário Paroquial da Comunidade Católica de Ortigueira, Padre Jorge Luiz de Oliveira.

Para o prefeito Geraldo Magela, a escola de saúde que está se formando será um diferencial do município de Ortigueira. \"Estamos provando o valor que damos à saúde em nossa cidade. O conhecimento irá gerar o crescimento pessoal e profissional de cada um, e consequentemente do sistema que temos implantado aqui\".

O secretário municipal de saúde, Cláudio de Souza, apresentou os números da saúde no município de 2005 a 2011. \"Aumentamos o número de profissionais e instituições da saúde nesses anos. Hoje a maioria dos cargos são concursados, o que significa que são os melhores profissionais que estão em nosso sistema. É importante manter a qualidade dos serviços e nada melhor do que a educação continuada, para que todos possam difundir e colocar em prática os conhecimentos que vão receber na escola da saúde. Assumimos assim o compromisso de manter democratização da educação em nossa área de atuação\".

O diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, parabenizou a iniciativa. \"Acredito que Ortigueira está dando hoje um passo importante e será exemplo para os demais municípios da Regional. Temos três vertentes a seguir, que é o conhecimento, a habilidade e a mais importante delas, a atitude. Isso Ortigueira está provando que tem\".


Funcionamento

Ortigueira é o primeiro município da 21ª Regional de Saúde a instituir de forma legal e estruturada a Escola de Saúde. A capacitação dos servidores é uma orientação do Ministério da Saúde e a escola vai ter a finalidade de aperfeiçoar os profissionais. Cada servidor que participar de eventos como palestras, cursos e workshops, dentro ou fora do município, terá por obrigação dividir o conhecimento durante a escola da saúde, que será realizada toda última sexta-feira do mês, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h.

Todos os servidores da saúde devem comparecer às reuniões, exceto aqueles que estiverem atendendo nos serviços de urgência e emergência e em plantões.

\"Desde 2004 a Escola de Saúde está prevista em uma portaria municipal. Quando preparamos o servidor, cada um vira um pouco gestor, assumindo assim mais responsabilidade e se atualizando sobre vários temas\", explica Cláudio de Souza.


Primeira Aula

Na primeira aula da Escola de Saúde municipal foram realizadas duas palestras. A primeira delas foi ministrada pela enfermeira Márcia Godoy e tratou sobre a saúde do homem. A outra palestra foi realizada pelo secretário Cláudio de Souza e equipe técnica, e tratou sobre a gestão em saúde e o XXVII Congresso Estadual de Secretarias de Saúde do Paraná.




Fonte: Fernanda Rodrigues

legenda Crédito: Fernanda Rodrigues
Legenda: legenda

 Galeria de Fotos

 Veja Também