Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Detran F?cil responde por metade dos atendimentos presenciais

Terça-feira, 26 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1645 vezes

Detran Fácil


Ouvir matéria

Dois meses após ser lançado, o sistema Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná a usuários que precisam fazer a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva. O sistema permite realizar todo o processo pela internet, facilitando a vida do usuário e ampliando a capacidade de atendimento nas unidades do Detran.

Desde o lançamento do sistema, em maio, 10,5 mil pessoas deixaram de se deslocar até as unidades do Detran para fazer os documentos. Ao todo foram recebidas 2.574 solicitações de segunda via de carteira de habilitação, 6.285 pedidos de CNH definitiva e 1.582 requisições para segunda via de CRLV.

“Estamos satisfeitos com os resultados, que cumprem a orientação do governador Beto Richa de facilitar a vida dos motoristas”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Junto com a Companhia Paranaense de Informática, a Celepar, estamos desenvolvendo ferramentas para outros tipos de documentos pela internet, incluindo a Permissão Internacional de Dirigir”, adianta ele.

RAPIDEZ – Vale lembrar que a entrega do documento solicitado pela internet é feita na casa do motorista, pelos Correios. “Muitas pessoas ainda acham que o Detran Fácil é apenas uma forma de dar entrada na documentação, mas não é. O cidadão não precisa buscar nada no Detran, pois a CNH e o CRLV serão enviados para o endereço cadastrado pelos Correios no prazo máximo de 10 dias” explica o gerente de desenvolvimento de soluções da Celepar, Fernando José Fendrich.

Além de atender os usuários do sistema online, o Detran Fácil desafoga as unidades de atendimento, aumentando a capacidade de prestação dos serviços que exigem a presença do cidadão num posto do Departamento. Ou seja, os funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem receber mais pessoas, com agilidade e rapidez.

COMO USAR – Os serviços on-line estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br. Basta clicar no link Detran Fácil, no lado direito da tela. Depois, o motorista deve preencher o protocolo com seus dados, imprimir e pagar a guia de recolhimento. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente. Depois de confirmado o processo, o Detran emite a CNH ou o CRLV e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

Os preços para emissão continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Fonte: Marcos Sanches

 Veja Também