Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

SECRETARIAS / Saúde / PROJETOS

CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE - CNS

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) identifica os usuários do Sistema Único de Saúde e vincula os procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também a unidade de saúde onde foram feitos.

O cartão facilita o atendimento, a marcação de consultas e exames e melhora o acesso aos medicamentos fornecidos pela rede do SUS.

Documentos
Para que o usuário possa adquirir o cartão em Ortigueira, deve procurar qualquer unidade de saúde do município, com os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Titulo de Eleitor;

Obs.: Crianças menores de um ano devem apresentar, junto com a Certidão de Nascimento, o número do CNS da mãe.

Demanda
O CNS é emitido tanto por demanda espontânea ou por solicitação do Setor de TFD – Tratamento Fora de Domicílios, nas marcações de consultas e exames ou também por solicitação de prestadores de serviço de saúde.

Atendimento
O fluxo do atendimento é realizado de segunda a sexta-feira. O usuário pode procurar qualquer unidade de saúde do município para solicitar o CNS.

Lembrete
O usuário do SUS deve estar com o CNS sempre que for realizar consultas, exames, internamento ou qualquer procedimento de saúde fora do município de residência. Mas, é de direito do usuário do SUS ser atendido, mesmo não portando o CNS no atendimento imediato. O usuário fica assim com a obrigação de providenciar posteriormente o CNS e enviar ao prestador do serviço.

* O Cartão Nacional de Saúde é um documento que dever ser guardado com cuidado. Não perca e nem danifique o mesmo.