Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

SECRETARIAS / Meio Ambiente / PROJETOS

Produção de Mudas e Recuperação de Mata Ciliar

A produção de mudas e a recuperação de mata ciliar são trabalhos realizados por meio de um convênio da Prefeitura Municipal com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

São produzidas anualmente 50 mil mudas de espécies nativas para reflorestamento de mata ciliar ou de área degradada. Entre as principais mudas do viveiro de Ortigueira estão Angico, Gorocaia, Cedro, Dedaleiro, Braquilio, Araçá, Gabiroba, Cereja, Uvaia, Pitanga, Ipê, Araucária, Aroeira-Salsa, Aroeira-Vermelha, Murta, Pata de Vaca e Pessegueiro-bravo.

A recuperação de mata ciliar

É feita para garantir a qualidade e até mesmo aumentar a quantidade de água de uma nascente. A presença de mata ciliar no entorno de nascentes, rios e córregos é uma exigência da Lei Federal nº. 4771/65-Código Florestal, alterada pela Lei Federal nº. 7803/89. É obrigatória a presença de vegetação nativa nas nascentes, em um raio de 50m. Ao longo dos rios essa distancia é de acordo com sua largura.

Toda muda que sai do viveiro por meio de cadastro está automaticamente inscrita no IAP, que é o órgão fiscalizador.

Como adquirir as mudas

Para adquirir as mudas para recuperação de mata ciliar é preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, solicitando a quantidade de mudas que necessita para reflorestar sua área. Neste cadastro o proprietário se compromete a plantar as mudas que serão fiscalizadas pelo IAP. As mudas não têm custo algum e podem ser doadas 200 unidades por CPF.

Documentos necessários: RG e CPF, endereço da propriedade.

Aquisição: no ato da solicitação, desde que esteja disponível no viveiro.

Telefone: (42) 3277-1872